UCI: positivo Contador exige "investigação científica"
A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou a suspensão do campeão do Tour de França, Alberto Contador depois que traços de clenbuterol foram encontrados em uma amostra de 21 de julho. O órgão destacou que a quantidade de clenbuterol era 400 vezes menor que a quantidade Mundial Anti-Doping Agency laboratórios acreditados devem ser capazes de detectar.
O seguinte é o lançamento da UCI na íntegra abordar o assunto:
"A UCI confirmou hoje que o piloto espanhol Alberto Contador retornou um resultado analítico adverso para o clenbuterol após a análise da amostra de urina recolhidas durante um teste de concorrência em 21 de julho de 2010, sobre o segundo dia de descanso do Tour de France. Este resultado foi relatada pelo laboratório credenciado pela WADA em Colônia para UCI e AMA simultaneamente.
"A concentração encontrada pelo laboratório foi estimado em 50 picogramas (ou 0000 000 000 05 gramas por ml) que é 400 menos tempo do que os laboratórios antidoping acreditados pela AMA deve ser capaz de detectar".
"Tendo em vista esta concentração muito pequena e em consulta com a AMA, a UCI de imediato tinha o devido processo de gestão de resultados realizados, incluindo a análise da amostra B, que confirmou o primeiro resultado. O piloto, que já havia colocado um fim à sua temporada de ciclismo que o resultado era conhecido, foi formalmente e, no entanto, suspensa provisoriamente como é prescrito pelo Mundial Anti-Doping Code.
"Este caso necessário mais investigação científica antes de qualquer conclusão pode ser tirada. A UCI continua trabalhando com o apoio científico da AMA, para analisar todos os elementos que sejam relevantes para o caso. Esta investigação ainda pode demorar mais algum tempo.
"A fim de proteger a integridade do processo e em conformidade com o Mundial Anti-Doping Code, a UCI irá se abster de fazer mais comentários até que a gestão deste achado analítico adverso foi concluída."
Contador oficial de imprensa anunciou hoje mais cedo o espanhol iria realizar uma conferência de imprensa em Espanha ainda hoje para detalhar a sua versão dos acontecimentos, que foi quando a notícia da conclusão negativa surgiu pela primeira vez. Essa versão apontou o dedo a contaminação de alimentos como a causa por trás da questão.
"Você pode colocar sua mão no fogo e não se queimar", Contador, entretanto, disse à rádio espanhola, na manhã de quinta-feira. "Se tivesse sido um claro caso de doping que teria saído naquela semana. A intoxicação alimentar ocorrido devido a um comer um bife que tinha vindo de Espanha."
Nenhum comentário:
Postar um comentário