Competição termina nesse domingo com etapa de 148,2 km
O penúltimo dia de disputas na sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí teve como vencedor Roberto Pinheiro. Esse é o segundo pódio de Roberto Pinheiro na competição. O atleta havia conquistado a segunda colocação na primeira etapa, disputada na quarta-feira entre Gravataí e Torres.
Pinheiro é natural do estado do Rio Grande do Norte e compete pela equipe paulista Funvic-Sundown da cidade de Pindamonhangaba. Nesse sábado ele completou os 107 km entre Canela, na Serra Gaúcha, e Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em 2h10min38s. Com predominância de descidas, a etapa foi a mais veloz da competição e os atletas registraram 49.14 km/h de velocidade média.
“Fiquei no pelotão a etapa toda. Eu e meus companheiros de equipe nos revezamos na ponta com os colombianos e controlamos o pelotão. Sabíamos que a prova seria decidida no sprint final e guardamos forças para a chegada”, contou Pinheiro.
Na segunda colocação ficou o argentino Edgardo Simon, companheiro de equipe de Pinheiro, e o argentino Emmanuel Guevara, atleta da categoria Sub-23 da equipe Start Cycling Under 23, foi o terceiro.
O melhor brasileiro na classificação geral da competição, Antonio Nascimento (GREC Memorial-Santos-Giant), chegou na quarta colocação e Antonio Camargo (Scott-Marcondes César-S. J. Campos) completou o pódio.
As duas primeiras colocações da classificação geral pertencem aos colombianos Juan Suarez e Jaime Castañeda, da equipe EPM-Une. Castañeda é dono da camisa azul do prêmio de metas volantes e tem 19 pontos contra 17 de Roberto Pinheiro.
O time colombiano mantém a liderança na classificação de equipes, com a equipe paulista Scott-Marcondes César, de São José dos Campos, na segunda colocação.
A meta volante foi disputada no KM 46,6 e teve como vencedor o paulista Marcos Novello (GREC Memorial-Santos-Giant), que saiu em uma fuga solitária após a descida da serra.
Antonio Nascimento (GREC Memorial-Santos-Giant) conquistou o prêmio de montanha no KM 64,3, mas a camisa verde de líder de montanhas segue com seu companheiro de equipe Eduardo “Volverine” Pinheiro, que tem 17 pontos contra 15 de Jair Santos (CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS).
OS CINCO PRIMEIROS DA 4ª ETAPA
1 – Roberto Pinheiro – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba – 2h10min38s
2 – Edgardo Simon (ARG) – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba – mt
3 – Emmanuel Guevara (Sub-23 ARG) – Start Under 23 – mt
4 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – mt
5 – Armando Camargo – Scott-Marcondes César-S. J. Campos – mt
OS 10 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Juan Suarez – (COL) – EPM-Une – 14H36MIN04S
2 – Jaime Castañeda – (COL) – EPM-Une – a 4s
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – a 1min40s
4 – Giovanni Baez – (COL) – EPM-Une – a 1min56s
5 – Renato Seabra – Clube DataRo de Ciclismo – a 1min59s
6 – Maurício Morandi – Scott-Marcondes César-S. J. Campos – a 2min36s
7 – Jair Santos – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – a 2min55s
8 – Stiver Ortiz – (COL) – EPM-Une – a 3min04s
9 – Jeovane Oliveira – S. Fco Saúde/KHS/SME R. Preto/ATC – a 3min25s
10 – Rogério Silva – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – a 3min55s
META VOLANTE – KM 46,6
1 – Marcos Novello – GREC Memorial-Santos-Giant
2 – Renato Santos – Clube DataRo de Ciclismo
3 – Juan Suarez (COL) – EPM-Une
CLASSIFICAÇÃO DE METAS VOLANTES
1 – Jaime Castañeda (COL) – EPM-Une – 19 pontos
2 – Roberto Pinheiro – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba – 17 pontos
2 – Juan Suarez – (COL) – EPM-Une – 17 pontos
PRÊMIO DE MONTANHA – KM 64,3
1 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant
2 – Jair Santos – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS
3 – Juan Suarez – (COL) – EPM-Une
CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHA
1 – Eduardo Pinheiro – ESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – 17 pontos
2 – Jair Santos – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – 15 pontos
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – 14 pontos
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1 – EPM-Une – 43h50min59s
2 – Scott-Marcondes César-S. J. Campos
3 – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba
4 – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS
5 – Clube DataRo de Ciclismo
ÚLTIMA ETAPA
A quinta e última etapa será disputada nos arredores de Gravataí e terá 148,2 km de extensão. A largada será às 9 horas em frente à Prefeitura Municipal de Gravataí e a chegada será no mesmo local, com previsão de término para pouco depois do meio-dia.
O percurso é misto, com subidas, descidas e trechos planos. Os atletas vão passar pelos municípios de Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha, Glorinha e fazem a última chegada na Prefeitura de Gravataí onde serão conhecidos os campeões.
O último prêmio de montanha será disputado no KM 36 (Parada 109) e a disputa da última meta volante está marcada para o KM 91,1 da competição.
A sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí é uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional com o apoio da Brigada Militar Comando Rodoviário, DAER, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul, Prefeitura Municipal de Torres e Prefeitura Municipal de Canela, com a promoção da Prefeitura Municipal de Gravataí. O patrocínio é do Banco do Brasil com o apoio do Ministério dos Esportes.
Transmissão ao vivo pela Rádio Cristal do Uruguai:
Nenhum comentário:
Postar um comentário