Marcio Ravelli ensina o caminho
das pedras para provas longas
O sonho de todo bom corredor de rua é participar, e terminar bem, uma maratona. No universo das bikes, esse sonho não é diferente. Participar de provas longas é o objetivo maior de todo bom biker.
Em agosto de 2003 a UCI (União Ciclística Internacional) organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Maratona de Mountain Bike, em Lugano, na Suíça, que teve como campeão o atleta daquele país Thomas Frischknecht.
O objetivo de uma corrida extensa como uma maratona de mountain bike é testar a resistência dos competidores em condições extremas. E provas de grande extensão têm crescido bastante na Europa e EUA. A "Maratona Dles Dolomites" foi criada na Itália em 1987 e reuniu apenas 167 competidores para percorrer 175 km de montanhas. No ano 2000 eram 7 mil participantes e em 2003, os participantes eram mais de 8 mil.
No Brasil, provas como o paulista Big Biker e o mineiro Iron Biker crescem em participantes a cada ano, mesmo com toda a dificuldade que oferecem aos ciclistas. O Iron Biker (IB), em sua última edição (13ª) reuniu mais de 1.100 atletas, alguns deles estrangeiros.
DICAS DO CAMPEÃO
O paulista dez vezes campeão brasileiro de mountain bike, Marcio Ravelli (foto), já venceu o Iron Biker em 1993, 1995 e 1996 e dá algumas preciosas dicas para os internautas do Bikemagazine.
Experiência é o que não falta para o piloto. Acompanhe as dicas de Marcio Ravelli para se dar bem em provas longas.
Treinamento
Recomendo pelo menos dois meses de treino para qualquer pessoa que deseja participar e terminar uma prova longa como o IB e o Big Biker. Eu sugiro treinos com quilometragem de até 40% acima da extensão da prova. Em provas com duas etapas, escolha sempre a quilometragem do dia mais longo para se basear. É necessário que o ciclista faça bastante quilometragem para habituar o corpo às condições que vai enfrentar na prova. Ciclistas iniciantes (1-2 anos no mountain bike) devem começar a treinar pelo menos com 4 meses de antecedência à prova.
Deve-se tomar o cuidado para evitar lesões musculares. A intensidade não é o mais importante no início do treinamento. Comece sempre gradualmente e vá aumentando as quilometragens. Na semana da prova o atleta deve descansar bastante e no máximo deverá fazer alguns giros e tiros até a quarta-feira. Na quinta e sexta-feira, a ordem é descansar para chegar bem no dia da prova.
Simulação
Uma boa idéia é fazer treinos simulados. São treinos o mais parecido possível com a prova real que você vai encarar. Assim, para participar do Big Biker e do IB, um treino simulado seria fazer dois dias de treino seguidos (um final de semana, por exemplo) com a distância, o terreno, o horário e o relevo bem parecido com a prova.
Não adianta fazer a simulação em temperatura fria e chuvosa para simular o IB. Lá em Minas Gerais, no dia do IB, faz muito sol e calor. Quanto mais próximo dessas condições for o seu treino simulado , melhor para você. Procure treinar com a mesma roupa, capacete, equipamentos, mochila e tudo o mais que você pretende usar na prova de verdade. Quanto mais parecido, melhor.
Hidratação
Provas longas como o Big Biker e o IB vão consumir muito de você. Esteja preparado. A hidratação deve começar na semana que antecede a prova. Beba bastante água e também isotônicos (Gatorade etc). Uma opção é beber água adicionada à Maltodextrina, que é carboidrato na forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio no músculo. Na véspera da prova o isotônico deve ser deixado de lado e a hidratação continua somente com água, pois o sódio e outros sais podem interferir no desempenho durante a prova.
Alimentação
A alimentação da semana de prova deve ser à base de bastante carboidratos (massas, arroz, batatas, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova e as fibras também, pois essas fibras estimulam o funcionamento do intestino e, com a tensão da prova, é comum ciclistas terem vontade constante de irem ao banheiro.
Equipamento
Eu utilizo uma bike full suspension (Scott Genius) com trava na suspensão dianteira e multi-regulagem na traseira e acredito que este tipo de bike leva muita vantagem nesta modalidade de prova. Ele me dá todo o conforto necessário e, ao mesmo tempo, tenho todas as vantagens de uma bike rígida.
É essencial que a bike esteja em excelentes condições de uso com tudo revisado e funcionando perfeitamente. Recomendo o uso de pneus bem novos e com cravos. Pneus do tipo slick e semi-slick podem causar problemas em meio a tantas pedras, especialmente no IB.
Manutenção
Tanto o Big Biker quanto o IB são provas de dois dias de duração e, portanto, assim que terminar o primeiro dia o piloto tem que se preocupar em deixar a bike em ordem para a manhã do dia seguinte. Eu recomendo que cada piloto tenha uma pessoa de confiança (amigo ou parente) que faça a manutenção da bike. O piloto estará cansado e vai precisar se recuperar.
Basicamente a bike deverá ter a relação lavada e lubrificada, especialmente no IB, onde a região é rica em minérios corrosivos. Outros pontos a serem checados é o estado dos pneus (verificar se não há cortes), o aperto dos raios e o funcionamento de freios e câmbios. Na hora de lavar a bike qualquer torneira serve. Já lavei bikes até no chuveirinho de quartos de hotel. Para profissionais, a bike deve estar sempre limpa e brilhando na largada.
Comida e água
Em uma prova longa, sob forte calor e ritmo acelerado, nosso corpo NÃO manda aviso quando vai faltar combustível. Ele simplesmente "apaga" de uma vez. Já vi isso acontecer muitas vezes. Portanto, o ideal é estar muito bem abastecido de água, isotônico e comida.
Eu levo uns 10 sachês de carboidrato em gel "EXCEED", banana passa e barras de cereais. Não espere nunca para ter fome ou sede e vá consumindo os alimentos e a água no decorrer da prova. Eu levo minha mochila de hidratação cheia de isotônico e água mineral eu levo na caramanhola. Prefiro levar a mais a ter que pedir para um participante.
Pós prova
Após o primeiro dia de prova o piloto deve descansar o máximo que puder. Uma massagem profissional é o mais indicado, além é claro, dos alongamentos. Procure se informar com a organização do evento se há massagistas no local. A hidratação deve ser bem cuidada e os isotônicos podem ser consumidos à vontade. O jantar deve ser bastante rico em carboidratos. Massas caem muito bem. Relaxe e descanse bem.
Imprevistos
Eu sempre levo comigo uma chave de corrente, um manchão para reparos em pneus, duas câmaras de ar sobressalentes, um canivete multi-ferramentas e uma bomba de CO2, com três cilindros de refil.
Meu mecânico adapta em minha bike uma seringa com lubrificante, ligada a uma mangueira que quando acionada derrama óleo sobre a corrente. Assim, não preciso parar para lubrificar a corrente. É fácil de fazer e funciona bem.
Iniciantes
E por fim, Ravelli completa com uma dica para os que vão participar pela primeira vez de uma prova ao estilo Big Biker e Iron Biker:
"O correto é imaginar que a prova vai ser bem mais dura do que você pode agüentar. Leve o dobro de comida e água que você imagina. Faça uma boa adaptação de treinoz e de clima. O calor e o relevo serão os maiores adversários de você em provas como essa. O uso de bons óculos são fundamentais para a proteção e conforto do ciclista. Eu recomendo o uso de luvas de dedos longos, pois protegem bem mais, se necessário molhe-as com água para refrescar as mãos".
ESCOLHA SUA PROVA
PROVA | COMO É |
Cerapió | Possivelmente a mais longa prova de MTB do Brasil. Disputada no mês de janeiro, a largada se alterna entre o Piauí e o Ceará. Em 2006 a largada será no dia 24, em Fortaleza, e a chegada será em Teresina, no dia 28. São 370 km em 5 etapas. Participam também picapes, carros, jeeps e quadriciclos. Site www.piocera.com.br |
Power Biker | Realizado na cidade de Passa Quatro (MG), no alto da Serra da Mantiqueira. São dois dias de prova com 46 km e 900m de desnível no primeiro dia e 26 km de extensão no segundo. Em 2006 será nos dias 10 e 11 de junho. A dificuldade está no relevo montanhoso, com picos que beiram os 3 mil metros de altura. Tem percursos de diferentes dificuldades. O ponto forte da prova é a boa organização. Site www.sampabikers.com.br |
Iron Biker | A mais famosa prova de mountain bike de longa distância do Brasil e atrai participantes de todo o mundo. Realizada nas cidades hitóricas de MG, inclui trechos do antigo "Caminho do Ouro". Em 2006 a prova vai ser dias 7 e 8 de outubro. Informações no site www.ironbiker.com.br |
Desafio da Mantiqueira | Dura prova de um dia realizada em Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, desde 2001. www.desafiodamantiqueira.com.br |
Big Biker | Campeonato com três etapas de provas de maratona, o Big Biker cresceu muito em qualidade e em tamanho desde 2001. Em 2006 as etapas serão em 7/05, 16/07 e 3/09, sempre em cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. www.bigbiker.com.br |
MTB 12 Horas | Não é exatamente uma prova de maratona, mas é sem dúvida uma prova de resistência. A prova começa à meia-noite e só termina no meio-dia, 12 horas depois. Pode ser disputada na categoria Solo, Duplas, e equipes, inclusive equipes mistas. O próximo MTB 12 Horas será disputado nos dias 11 e 12 de novembro, em Itupeva, próximo a São Paulo. Mais informações no site www.sampabikers.com.br |
Campeonato Brasileiro de Maratona | A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) organiza todo ano uma etapa única do Campeonato Brasileiro de Maratona. Em 2006 a prova será em São Lourenço da Serra (SP), no dia 24 de setembro. www.cbc.esp.br |
Desafio Estrada Real | Realizado pelos mesmo organizadores da antiga Copa Ametur, a prova estreou no calendário em 2005. Em 2006 a competição será em Congonhas (MG), no dia 17 de outubro. www.copaametur.com.br |
Maratona dos Canaviais | Prova com 100 km de extensão realizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto pelos mesmos organizadores do Campeonato Interestadual de MTB. www.tripadventure.com.br |
- | NO EXTERIOR |
Adidas Bike Transalp | A prova já tem oito anos e é disputada nos Alpes. É famosa pela incrível quantidade de subidas. São oito dias de prova e a competição atravessa vários países. Em 2006 a prova será de 15 a 22 de julho. www.transalpchallenge.com |
Maratona Dles Dolomites | Prova de ciclismo de longa distância realizada nas montanhas Dolomitas, nos Alpes Italianos, desde 1987. Tem muito visual e muita subida também. Saiba mais no site www.maratona.it |
Cape Epic | Considerada a mais difícil e longa prova de mountain bike por que se tem notícia, é realizada na África do Sul desde 2004. São 900 km e muitas dificuldades no coração da selva africana. Em 2006 será entre os dias 22 e 29 de abril. www.cape-epic.com |
FONTE:BIKEMAGAZINE
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