segunda-feira, 26 de abril de 2010

MARATONA DE MTB

POR BIKEMAGAZINE



Marcio Ravelli ensina o caminho
das pedras para provas longas

O sonho de todo bom corredor de rua é participar, e terminar bem, uma maratona. No universo das bikes, esse sonho não é diferente. Participar de provas longas é o objetivo maior de todo bom biker.

Em agosto de 2003 a UCI (União Ciclística Internacional) organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Maratona de Mountain Bike, em Lugano, na Suíça, que teve como campeão o atleta daquele país Thomas Frischknecht.

O objetivo de uma corrida extensa como uma maratona de mountain bike é testar a resistência dos competidores em condições extremas. E provas de grande extensão têm crescido bastante na Europa e EUA. A "Maratona Dles Dolomites" foi criada na Itália em 1987 e reuniu apenas 167 competidores para percorrer 175 km de montanhas. No ano 2000 eram 7 mil participantes e em 2003, os participantes eram mais de 8 mil.

No Brasil, provas como o paulista Big Biker e o mineiro Iron Biker crescem em participantes a cada ano, mesmo com toda a dificuldade que oferecem aos ciclistas. O Iron Biker (IB), em sua última edição (13ª) reuniu mais de 1.100 atletas, alguns deles estrangeiros.

DICAS DO CAMPEÃO

O paulista dez vezes campeão brasileiro de mountain bike, Marcio Ravelli (foto), já venceu o Iron Biker em 1993, 1995 e 1996 e dá algumas preciosas dicas para os internautas do Bikemagazine.

Experiência é o que não falta para o piloto. Acompanhe as dicas de Marcio Ravelli para se dar bem em provas longas.

Treinamento
Recomendo pelo menos dois meses de treino para qualquer pessoa que deseja participar e terminar uma prova longa como o IB e o Big Biker. Eu sugiro treinos com quilometragem de até 40% acima da extensão da prova. Em provas com duas etapas, escolha sempre a quilometragem do dia mais longo para se basear. É necessário que o ciclista faça bastante quilometragem para habituar o corpo às condições que vai enfrentar na prova. Ciclistas iniciantes (1-2 anos no mountain bike) devem começar a treinar pelo menos com 4 meses de antecedência à prova.

Deve-se tomar o cuidado para evitar lesões musculares. A intensidade não é o mais importante no início do treinamento. Comece sempre gradualmente e vá aumentando as quilometragens. Na semana da prova o atleta deve descansar bastante e no máximo deverá fazer alguns giros e tiros até a quarta-feira. Na quinta e sexta-feira, a ordem é descansar para chegar bem no dia da prova.

Simulação
Uma boa idéia é fazer treinos simulados. São treinos o mais parecido possível com a prova real que você vai encarar. Assim, para participar do Big Biker e do IB, um treino simulado seria fazer dois dias de treino seguidos (um final de semana, por exemplo) com a distância, o terreno, o horário e o relevo bem parecido com a prova.

Não adianta fazer a simulação em temperatura fria e chuvosa para simular o IB. Lá em Minas Gerais, no dia do IB, faz muito sol e calor. Quanto mais próximo dessas condições for o seu treino simulado , melhor para você. Procure treinar com a mesma roupa, capacete, equipamentos, mochila e tudo o mais que você pretende usar na prova de verdade. Quanto mais parecido, melhor.

Hidratação
Provas longas como o Big Biker e o IB vão consumir muito de você. Esteja preparado. A hidratação deve começar na semana que antecede a prova. Beba bastante água e também isotônicos (Gatorade etc). Uma opção é beber água adicionada à Maltodextrina, que é carboidrato na forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio no músculo. Na véspera da prova o isotônico deve ser deixado de lado e a hidratação continua somente com água, pois o sódio e outros sais podem interferir no desempenho durante a prova.

Alimentação
A alimentação da semana de prova deve ser à base de bastante carboidratos (massas, arroz, batatas, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova e as fibras também, pois essas fibras estimulam o funcionamento do intestino e, com a tensão da prova, é comum ciclistas terem vontade constante de irem ao banheiro.

Equipamento
Eu utilizo uma bike full suspension (Scott Genius) com trava na suspensão dianteira e multi-regulagem na traseira e acredito que este tipo de bike leva muita vantagem nesta modalidade de prova. Ele me dá todo o conforto necessário e, ao mesmo tempo, tenho todas as vantagens de uma bike rígida.

É essencial que a bike esteja em excelentes condições de uso com tudo revisado e funcionando perfeitamente. Recomendo o uso de pneus bem novos e com cravos. Pneus do tipo slick e semi-slick podem causar problemas em meio a tantas pedras, especialmente no IB.

Manutenção
Tanto o Big Biker quanto o IB são provas de dois dias de duração e, portanto, assim que terminar o primeiro dia o piloto tem que se preocupar em deixar a bike em ordem para a manhã do dia seguinte. Eu recomendo que cada piloto tenha uma pessoa de confiança (amigo ou parente) que faça a manutenção da bike. O piloto estará cansado e vai precisar se recuperar.

Basicamente a bike deverá ter a relação lavada e lubrificada, especialmente no IB, onde a região é rica em minérios corrosivos. Outros pontos a serem checados é o estado dos pneus (verificar se não há cortes), o aperto dos raios e o funcionamento de freios e câmbios. Na hora de lavar a bike qualquer torneira serve. Já lavei bikes até no chuveirinho de quartos de hotel. Para profissionais, a bike deve estar sempre limpa e brilhando na largada.

Comida e água
Em uma prova longa, sob forte calor e ritmo acelerado, nosso corpo NÃO manda aviso quando vai faltar combustível. Ele simplesmente "apaga" de uma vez. Já vi isso acontecer muitas vezes. Portanto, o ideal é estar muito bem abastecido de água, isotônico e comida.

Eu levo uns 10 sachês de carboidrato em gel "EXCEED", banana passa e barras de cereais. Não espere nunca para ter fome ou sede e vá consumindo os alimentos e a água no decorrer da prova. Eu levo minha mochila de hidratação cheia de isotônico e água mineral eu levo na caramanhola. Prefiro levar a mais a ter que pedir para um participante.

Pós prova
Após o primeiro dia de prova o piloto deve descansar o máximo que puder. Uma massagem profissional é o mais indicado, além é claro, dos alongamentos. Procure se informar com a organização do evento se há massagistas no local. A hidratação deve ser bem cuidada e os isotônicos podem ser consumidos à vontade. O jantar deve ser bastante rico em carboidratos. Massas caem muito bem. Relaxe e descanse bem.

Imprevistos
Eu sempre levo comigo uma chave de corrente, um manchão para reparos em pneus, duas câmaras de ar sobressalentes, um canivete multi-ferramentas e uma bomba de CO2, com três cilindros de refil.

Meu mecânico adapta em minha bike uma seringa com lubrificante, ligada a uma mangueira que quando acionada derrama óleo sobre a corrente. Assim, não preciso parar para lubrificar a corrente. É fácil de fazer e funciona bem.

Iniciantes
E por fim, Ravelli completa com uma dica para os que vão participar pela primeira vez de uma prova ao estilo Big Biker e Iron Biker:

"O correto é imaginar que a prova vai ser bem mais dura do que você pode agüentar. Leve o dobro de comida e água que você imagina. Faça uma boa adaptação de treinoz e de clima. O calor e o relevo serão os maiores adversários de você em provas como essa. O uso de bons óculos são fundamentais para a proteção e conforto do ciclista. Eu recomendo o uso de luvas de dedos longos, pois protegem bem mais, se necessário molhe-as com água para refrescar as mãos".

ESCOLHA SUA PROVA

PROVA
COMO É
Cerapió

Possivelmente a mais longa prova de MTB do Brasil. Disputada no mês de janeiro, a largada se alterna entre o Piauí e o Ceará. Em 2006 a largada será no dia 24, em Fortaleza, e a chegada será em Teresina, no dia 28. São 370 km em 5 etapas. Participam também picapes, carros, jeeps e quadriciclos. Site www.piocera.com.br

Power Biker Realizado na cidade de Passa Quatro (MG), no alto da Serra da Mantiqueira. São dois dias de prova com 46 km e 900m de desnível no primeiro dia e 26 km de extensão no segundo. Em 2006 será nos dias 10 e 11 de junho. A dificuldade está no relevo montanhoso, com picos que beiram os 3 mil metros de altura. Tem percursos de diferentes dificuldades. O ponto forte da prova é a boa organização. Site www.sampabikers.com.br
Iron Biker A mais famosa prova de mountain bike de longa distância do Brasil e atrai participantes de todo o mundo. Realizada nas cidades hitóricas de MG, inclui trechos do antigo "Caminho do Ouro". Em 2006 a prova vai ser dias 7 e 8 de outubro. Informações no site www.ironbiker.com.br
Desafio da
Mantiqueira
Dura prova de um dia realizada em Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, desde 2001. www.desafiodamantiqueira.com.br
Big Biker Campeonato com três etapas de provas de maratona, o Big Biker cresceu muito em qualidade e em tamanho desde 2001. Em 2006 as etapas serão em 7/05, 16/07 e 3/09, sempre em cidades do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. www.bigbiker.com.br
MTB 12 Horas Não é exatamente uma prova de maratona, mas é sem dúvida uma prova de resistência. A prova começa à meia-noite e só termina no meio-dia, 12 horas depois. Pode ser disputada na categoria Solo, Duplas, e equipes, inclusive equipes mistas. O próximo MTB 12 Horas será disputado nos dias 11 e 12 de novembro, em Itupeva, próximo a São Paulo. Mais informações no site www.sampabikers.com.br
Campeonato
Brasileiro
de Maratona
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) organiza todo ano uma etapa única do Campeonato Brasileiro de Maratona. Em 2006 a prova será em São Lourenço da Serra (SP), no dia 24 de setembro. www.cbc.esp.br
Desafio
Estrada Real
Realizado pelos mesmo organizadores da antiga Copa Ametur, a prova estreou no calendário em 2005. Em 2006 a competição será em Congonhas (MG), no dia 17 de outubro. www.copaametur.com.br
Maratona
dos Canaviais
Prova com 100 km de extensão realizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto pelos mesmos organizadores do Campeonato Interestadual de MTB. www.tripadventure.com.br
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NO EXTERIOR
Adidas Bike
Transalp
A prova já tem oito anos e é disputada nos Alpes. É famosa pela incrível quantidade de subidas. São oito dias de prova e a competição atravessa vários países. Em 2006 a prova será de 15 a 22 de julho. www.transalpchallenge.com
Maratona Dles
Dolomites
Prova de ciclismo de longa distância realizada nas montanhas Dolomitas, nos Alpes Italianos, desde 1987. Tem muito visual e muita subida também. Saiba mais no site www.maratona.it
Cape Epic Considerada a mais difícil e longa prova de mountain bike por que se tem notícia, é realizada na África do Sul desde 2004. São 900 km e muitas dificuldades no coração da selva africana. Em 2006 será entre os dias 22 e 29 de abril. www.cape-epic.com

FONTE:BIKEMAGAZINE

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