Segundo os representantes da AFLD, o sistema oculta o resultado positivo dos esportistas que utilizam substâncias como o EPO.
A Agência Francesa de Combate ao Doping (AFLD, sigla em francês) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um sistema de doping destinado a ocultar os casos positivos na base de combinação de uma série de substâncias em doses determinadas.
Segundo os representantes da AFLD, o sistema oculta o resultado positivo dos esportistas que utilizam substâncias como o EPO, seguindo um protocolo cuidadosamente estudado por especialistas para que o resultado do exame antidoping seja negativo.
O sistema para burlar o resultado do exame foi descoberto durante a última edição do Tour de Porvenir, na França, com a equipe ucraniana de ciclismo, na qual os integrantes confessaram o uso após terem sido presos pela polícia francesa.
Segundo os relatos dos ciclistas ucranianos, eles consumiam produtos dopantes seguindo o sistema que fez com que passassem livremente em todos os testes de controle antidoping a que foram submetidos. Durante os depoimentos, os policiais encontraram informações na sequência de consumo de cada ciclista para saber a combinação de substâncias.
O presidente da AFLD, Pierre Bordry, afirmou que este sistema não foi idealizado por jovens de 20 anos, mas corresponde por alguma rede organizada, o que lhe faz imaginar que também pode estar presente no pelotão profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário