terça-feira, 29 de dezembro de 2009

COPA AMÉRICA

Prova será em Interlagos no dia 3/01 Evento abre a temporada de ciclismo


Fotos de Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

Encerrada a disputa da Copa da República de Ciclismo, realizada no último domingo, em Brasília (DF), e que marcou o término da temporada 2009 do ciclismo nacional, agora os principais ciclistas e equipes do país voltam suas atenções para a abertura das competições em 2010.

O primeiro grande desafio será a décima Copa América de Ciclismo, marcada para o dia 3 de janeiro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Atletas de seis países participarão do evento, que terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.


A décima edição da Copa América de Ciclismo terá cerca de 84 quilômetros, ou seja, 20 voltas em um circuito de 4.200 metros, com duração máxima de 2h20min. A largada está marcada para as 9h30. Já o feminino começará às 8h, com seis ou sete voltas (definição será no Congresso Técnico).

Em ritmo de competição, já que participaram da Copa da República, vencida pelos atletas Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira, ambos da Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, em São Paulo, os melhores atletas da atualidade aproveitam os últimos dias do ano para ajustar todas as coisas para a Copa América, uma das disputas mais fortes e tradicionais do calendário continental.

"Na verdade, nossa preparação foi feita bem antes, já pensando nos dois eventos. De qualquer forma, teremos pouco tempo para os últimos ajustes e vamos ter de sacrificar esse período de festas com a família para tentar um bom desempenho no dia 3", explica Nilceu, que busca o penta na Copa América de Ciclismo e que neste ano ficou em segundo lugar na disputa vencida por seu atual companheiro de equipe Francisco Chamorro.

A competição reunirá 25 equipes, sendo as 15 melhores do ranking nacional de acordo com a última atualização de 26 de novembro, cinco equipes estrangeiras e cinco equipes nacionais convidadas. Os times poderão ter no mínimo quatro e no máximo seis atletas, sendo permitido apenas um ciclista estrangeiro nas equipes nacionais. No feminino, a prova contará com as 30 atletas mais bem colocadas no ranking nacional segundo o ranking final de 26 de novembro de 2009.

A programação oficial começará no dia 2 de janeiro. Está programado um treino livre em Interlagos, das 9h30 às 14h30.

Também ocorre a entrega de kits e do chip aos participantes no hotel Hilton São Paulo Morumbi, na Avenida das Nações Unidas, 12.901, Torre leste, das 10h às 17h (não haverá entrega de kits no dia do evento). No mesmo local, a partir das 17h, será realizado o Congresso Técnico, quando serão explicados todos os detalhes da prova.

Em 2009, o evento contou com a presença recorde de ciclistas de sete países, também no circuito de Interlagos. Os vencedores foram Francisco Chamorro, da equipe Scott/Marcondes Cesar, de São José dos Campos (SP), e Janildes Fernandes, do Clube Fernandes, de Goiânia. Chamorro completou as 16 voltas em 1h39min20seg, enquanto Janildes fez as sete voltas em 52min23seg.


Mais informações no site www.copaamericadeciclismo.com.br

FONTE; BIKEMAGAZINE

Nenhum comentário: