segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EM 2009, CICLISTAS DE SETE PAÍSES DISPUTARAM A COPA AMÉRICA DE CICLISMO

Para maiores informações clique na imagen acima


Com a participação de atletas de sete países, aconteceu no dia 6/01/2008, a oitava edição da Copa América de Ciclismo, uma das mais importantes disputas do calendário nacional e que abre a série de eventos do ranking 2008 da União Ciclística Internacional (UCI). A competição, programada para o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, reuniu as melhores equipes do país no masculino, além de seleções convidadas da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia, enquanto no feminino esteve as 30 atletas mais bem colocadas no ranking brasileiro e ciclistas da do Paraguai, Argentina e Itália.

Equipes nacionais e estrangeiras cumpriram um percurso de cerca de 40 km em um circuito de 3 km de extensão montado no Parque do Flamengo, o mesmo utilizado para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Trata-se da estréia da Cidade Maravilhosa como sede da disputa, que teve suas outras sete edições no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

As equipes do Brasil confirmadas no masculino foram Scott/Marcondes César/Fadenp/SJCampos (SP), Memorial/Santos (SP), Cesc/Sundown/Nossa Caixa/SCSul (SP), Sales Supermercados/Barbacena (MG), Clube DataRo/Ponta Grossa (PR), União/Assis (SP), São Francisco/Ribeirão Preto (SP), Kennex/Suzano (SP), PM Santana do Parnaíba (SP), Team Vale/Pindamonhangaba (SP), Associação de Ciclismo de Cordeirópolis (SP), Peels/Iracemápolis (SP), Clube Fernandes (GO), CDR/Piracicaba (SP), UAC/Americana (SP), Trek/Guarulhos (SP), Seleção de Brasília (DF) e Seleção do Rio de Janeiro (RJ). As seleções do exterior foram Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Colômbia.

Para os fãs do ciclismo, o evento teve um motivo mais do que especial. No dia 6 de janeiro, na Copa América, o ciclista Marcio May, da Scott/Marcondes César/Fadenp/SJCampos, com quatro participações olímpicas encerrou sua carreira como competidor, dando início a uma nova fase na vida, sem deixar de lado o mundo dos pedais. Márcio, que nasceu em Salete e mora em Brusque, começou a competir há 20 anos, sendo vice-campeão catarinense de novatos em 87, pela equipe Acavi/Salete. Teve grandes momentos, como o tri na Volta de Santa Catarina e o emocionante título na Volta do Rio de Janeiro, em 2002, pela equipe Memorial-Santos, quando garantiu a sua quarta participação olímpica.

Feminino

No feminino, a prova foi individual com um percurso de aproximadamente 20 km. Vale lembrar que o feminino tem importância ainda maior, pois conta pontos para o ranking que definiu as atletas que foram representar o país nos Jogos Olímpicos de Pequim. Dessa forma, a Copa América 2008 teve um importante papel no ano de 2008, já que abriu o calendário da UCI e teve classificação 1.2, distribuindo 40 pontos para a vencedora, 30 para a vice-campeã e 16 para a terceira colocada (apenas os oito primeiros pontuam). Por isso, a prova acabou atraindo o que há de melhor no ciclismo nacional feminino na atualidade, possibilitando prever uma grande prova.

FONTE; SITE DA PROVA,
http://www.yescom.com.br/copaamerica/2010/portugues/index.asp

Nenhum comentário: