Edivando de Souza Cruz é o atual campeão brasileiro e quer uma vaga nas Olimpíadas de 2012
A noite desta segunda-feira (21) foi de festa para atletas brasileiros que se destacaram durante 2009. O Prêmio Brasil Olímpico foi entregue pelo Comitê Olímpico Brasileiro no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Foram premiados 42 atletas, de diferentes modalidades, escolhidos por um júri técnico formado por ex-atletas e profissionais ligados ao esporte.
Entre os premiados, um atleta da região. Edivando de Souza Cruz é de Ilhabela e foi escolhido como destaque na categoria Ciclismo Mountain Bike.
O ano de 2009 foi de grandes conquistas para o atleta, que é o atual Campeão Brasileiro da categoria. No Panamericano, chegou em 7º lugar. Foi campeão da Copa Inconfidentes, realizada na cidade mineira de Ouro Preto, e está hoje entre os 3 melhores brasileiros no Mountain Bike Cross Country.
Apesar de tantas premiações, a carreira no Mountain Bike começou por acaso, em 1993, quando foi convidado para participar de uma prova regional em Caraguatatuba. "Eu tinha 15 anos e o convite para a disputa surgiu como uma brincadeira. Mas acabou dando certo, cheguei em primeiro lugar", lembra.
O atleta, que nasceu em Ilhabela, é filho de pescador, e se diverte ao lembrar de que forma comprou a primeira bicicleta. "Meu pai trabalha com pesca. Sou caiçara, a primeira bicicleta foi comprada com o dinheiro da venda do camarão".
O Prêmio Brasil Olímipico foi recebido com satisfação e também um pouco de surpresa. "Foi legal porque demonstrou que meu trabalho está alcançando níveis mais altos. É sempre bom ver que as pessoas estão acompanhando essa evolução", orgulha-se.
O treinamento é feito na região. "A base do meu treinamento é Ilhabela, Caraguá e Ubatuba. Quando vou fazer um trabalho específico, vou para Campos do Jordão, devido às condições naturais da Serra da Mantiqueira", explica.
Atleta profissional há 16 anos, Edivando explica que o incentivo de algumas cidades faz a diferença. "Algumas cidades como Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Jacareí já incluíram o Mountain Bike no calendário regional, faz parte da cultura local. Isso não é importante apenas para o atleta, mas para a economia das cidades. Movimenta hotéis, pousadas e restaurantes", diz o atleta, que vive do ciclismo e conseguiu o primeiro patrocinador em 1995.
E os objetivos para 2010? Levar mais provas de Mountain Bike para o litoral e se classificar para a Olimpíada de 2012. "É ano de classificação olímpica. São 50 atletas do mundo todo e o que vale é pontuar bem no ranking mundial", diz.
FONTE; GLOBO.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário