MENU LAPA BIKE

Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Jean Coloca se emociona ao vencer o Granfondo 2009


“É cada vez mais difícil vencer esta prova, é muita marcação em cima de mim”


Foi assim que o respeitado ciclista Jean Carlo Coloca expressou sua vitória neste domingo em Ubatuba, litoral norte da capital paulista. O ciclista não conseguiu esconder as lágrimas ao bater Antônio do Nascimento, o “tonho” da equipe Memorial-Santos nos últimos metros conquistando o seu terceiro título consecutivo. No feminino uma surpresa, a tri-atleta Cláudia Tolendall foi a mais rápida entre a mulheres, batendo Cristiane da Silva e Rosane Kirch que retornou a pouco da Itália, onde compete já alguns anos. Coincidência ou não, tanto Coloca quanto a Cláudia realizaram um treinamento específico no Chile para esta prova, junto Celso Anderson e demais atletas brasileiros.

O evento que tem origem na Itália, chegou ao Brasil em 2006 e vem conquistando os ciclistas a cada ano. Assim como na Europa, o evento é uma grande confraternização do ciclismo brasileiro. Como uma das últimas provas do ano, o Granfondo reuni diversos atletas brasileiros e estrangeiros numa grande festa a beira mar.

Para Coloca, o evento é mais que isso, virou uma honra defender o título do Granfondo e a cada ano esse trabalho fica mais difícil. “Onde eu me mexia, todos estavam me marcando. Chamei minha equipe para me escoltar, durante o percurso foi muito difícil me livrar da marcação”, comentou o campeão que reconheceu o trabalho de todos. “Hoje a equipe fez um belíssimo trabalho, sem eles eu não conseguiria este título”. O atleta revelou que quando se entra com a obrigação de vencer é sempre mais difícil, qualquer falha pode comprometer a corrida.

Coloca só conseguiu começar a traçar uma possível vitória depois de pedalar mais de 120 quilômetros, no trecho de serra o pelotão que estava compacto acabou se desmembrando, Juninho abriu uma fuga isolada, deixando Coloca no pelotão, Tonho que estava sozinho na competição acabou usando sua experiência para administrar a competição ficando de olho nos passos de seu adversário, o Coloca, Tonho aproveitou para abrir uma fuga na “roda” do atleta da Padaria Real e mais tarde iniciaram um trabalho para se distanciarem do pelotão e encostar em Juninho que vinha destacado.

O trabalho bem realizado conquistou o respeito de seus principais adversários, como o Antônio do Nascimento, o “Tonho”, segundo colocado.

“Ganhar hoje seria muita pretensão, a Padaria estava muito forte, mas dei o melhor de mim e fiquei satisfeito como resultado”, comentou Tonho que destacou a importância de se prestigiar um evento como o Granfondo, “Eu não poderia deixar de prestigiar um evento como este”, concluiu o atleta.

Juninho, terceiro colocado teve um papel importante para a vitória de seu companheiro, no trecho difícil da serra ele foi a frente poupando Coloca para os metros finais. “Hoje trabalhamos para a vitória do Jean, este era nosso objetivo, o tricampeonato”. Finalizou Juninho que ainda conseguiu guardar forças para defender a terceira colocação.

Classificação Geral Grandofondo Masculino (Elite Masculino)

01 – Jean Carlo Coloca (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale/Sorocaba)
02 – Antônio do Nascimento (Memorial/Santos)
03 – Walter Miguel Junior (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale/Sorocaba)
04 – Luiz Alberto Ortiz Junior (Selam/Piracicaba/Nossa Caixa)
05 – Ricardo Ortiz (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale/Sorocaba)

Representando as mulheres, Cláudia Tolendall mostrou muita garra ao desbancar as favoritas, sem conhecer suas adversárias, Cláudia apertou o ritmo nos metros finais e terminou a prova com a décima primeira colocação na Geral do Mediofondo e com o título entre as mulheres, por curiosidade, Cláudia terminou a prova no mesmo minuto que Marcio Ferreira, o campeão Masculino do Mediofondo.

“Nem eu acreditei. A prova foi muito difícil, estava muito quente e muito abafado”, comentou a campeã. Cláudia soube bem administrar a prova, os trechos de serra foram os piores, principalmente por drenar as forças dos atletas, na visão da atleta. Ao questionarmos sobre sua performance, principalmente sobre Rosana kirch que compete na Europa, Cláudia não conseguiu esconder a surpresa - “Puxa vida, jura por Deus?” - “Só posso dizer que foi Deus quem me ajudou e também o meu treinamento, acabei de chegar do Chile onde estava treinando”, complementou.

Cristiane da Silva liderou boa parte da prova após travar uma briga com Kirch e Cláudia, mas não teve energia o bastante para superar o sprint de Cláudia. “No último quilômetro ela abriu o sprint e eu não tive pernas para acompanhá-la, mérito dela que está bem treinada, eu estou vindo de um descanso”, comentou a atleta que retornou seu treinamento a duas semanas. “Esta segunda colocação foi lucro, eu não treinei para esta prova, usei ela como treinamento”, finalizou a atleta de Pindamonhangaba.

Rosane Kirch que está passando um período de férias no Brasil também aproveitou para treinar. “Estou usando esta prova como treino para a próxima temporada”, reforçou Rosana que sentiu o forte calor deste domingo, ela que estava acostumada a treinar e competir e clima bem mais frio estranhou e sentiu muito esta diferença de temperatura.

“A prova estava bem organizada, o percurso é lindo mas sofri com o calor, cheguei a pouco da Itália onde peguei o início do frio, entorno de dois a três graus e me acostumei ainda com o calor”, revelou a atleta, terceira colocada.

Este ano o Granfondo teve uma reciclagem entre as mulheres, tanto Kirch quanto Cláudia e Cristiane participaram pela primeira vez do Granfondo, kirch já teve oportunidade de correr a mesma prova na Itália e aprovou a ideia, “é uma prova que gosto muito de participar”, revelou a atleta que assume como uma diversão, uma vez que a prova tem um ritmo bem diferente das competições que ela está acostumada a participar.

Classificação Geral Mediofondo Feminino (Elite Feminina)

01 – Cláudia Tolendall (Rock Star)
02 – Cristiane da Silva (FAPI/Funvic/Gramado/JKS/Feijão Tarumã/Sundown/Pinda)
03 – Rosane Kirch (Avulso/São Paulo)
04 – Juliana Bert (Avulso/Indaiatuba/São Paulo)
05 – Tatiana Cristina Lobo (Artur Nogueira)

Classificação Mediofondo Geral Masculino

01 – Marcio Ferreira Bigaí (Scatt Bikes/Laticinio LHC)
02 – Marcelo Pedretti (Super Bikes/Piedade)
03 – Wagner Mendes Uirino (Clube de Ciclismo de SJC/Araujo SII)
04 – José Diogenes de Araújo (Ciclo Moraes)
05 – José Mantuani (Clube Jacareí de CiclismO

FONTE; POR EMAIL AMIGOS DA BIKE

Nenhum comentário:

Postar um comentário