segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tour de France 2010 marca o regresso do "Círculo da Morte" -




Diretor do Tour de France Christian Prudhomme apresentou a edição 2010

Edição homenageia o centenário da escalada nos Pirineus

ALBERTO CONTADOR, ANDY SCHLECK e LANCE ARMSTRONG, o trio que completou o pódio na última edição do Tour de France, marcou presença na apresentação da prova do próximo ano, que terá como ponto alto a travessia dos Pireneus.

Em 1910, os ciclistas do Tour escalaram pela primeira vez as montanhas na fronteira entre a França e a Espanha.

Peyresourde, Aspin, Tourmalet e o Aubisque estavam no percurso há 100 anos atrás, e novamente desafiarão os ciclistas em 2010.

Apelidada de "Círculo da Morte", esta combinação das quatro escaladas de alta montanha nos Pirineus, marcou presença em várias edições da competição, e tal como provou o belga EDDY MERCKX, geralmente é um bom indicador sobre quem triunfará no final em Paris.

"Vamos seguir na esteira de Eddy Merckx nesta árdua sucessão de escaladas de montanha", comentou o diretor da prova, CHRISTIAN PRUDHOMME.

O Tour de 2010 terá um total de 6 etapas de montanha, incluindo três com chegada em escalada, 4 etapas de meia montanha, e apenas um Contra Relógio Individual longo.

"Com a comemoração do centenário da primeira travessia dos Pireneus, é lógico que comparativamente com os Alpes nas edições anteriores, esta edição do Tour será mais difícil e exigente", referiu PRUDHOMME.

Início com as clássicas

O Tour de France 2010 também fará uma homenagem a duas grandes provas, a Liége-Bastogne-Liége e a Paris-Roubaix, com os ciclistas percorrendo um total de 13,2 quilômetros de paralelepípedos, entre Wanze na Bélgica e Arenberg Porte du Hainaut na França, no dia 6 de julho.

"Nós não colocamos pedras no percurso para fazer cair os ciclistas, mas para fazer uma seleção", comentou PRUDHOMME.

O norueguês THOR HUSHOVD, o Camisa Verde de 2009, se revelou apreensivo com o percurso do próximo ano, com etapas na Holanda e Bélgica, dura montanha, e com as jornadas iniciais com paralelepípedos.

"Claro que vou defender a Camisa Verde que ganhei este ano, mas a montanha vai ser difícil de passar", disse HUSHOVD.

O britânico MARK CAVENDISH, vencedor de seis etapas em 2009, considera que o próximo Tour de France será muito duro.

"Há quatro ou cinco etapas para velocistas e então, depois, vou ter que sobreviver a duas semanas de montanha. Independentemente das dificuldades que o percurso possa ter, vou me preparar para o Tour da mesma forma de sempre, para conseguir chegar à etapa final na minha melhor condição física", disse CAVENDISH.

Fonte: ss /fcc

Nenhum comentário: