Com 5 km de extensão, ciclofaixas irão ligar parques na Zona Sul.
Faixas funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h.
Ciclistas paulistanos terão uma nova opção de passeio nos fins de semana: as ciclofaixas. Inauguradas na manhã deste domingo (30) pela Prefeitura de São Paulo, essas faixas de uso exclusivo a ciclistas funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h.
Com 5 km de extensão, as ciclofaixas ligarão os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, todos na Zona Sul de São Paulo. A “pedalada inaugural” acontece às 10h30, no Parque das Bicicletas.
O trajeto começa na Alameda Iraé, segue pelas avenidas Indianópolis, República do Líbano e chega ao Parque do Ibirapuera, no portão 8. De lá, segue pelas avenidas Hélio Pellegrino, Juscelino Kubitschek e chega ao Parque do Povo.
Diferenças entre ciclofaixas e ciclovias |
Ciclovias |
Espaços destinados ao trânsito de bicicletas. Há trechos exclusivos para bicicletas e outros compartilhados com pedestres. |
Ciclofaixas |
São faixas pintadas nas vias comuns com trânsito exclusivo para bicicletas, mas sem separação física. |
Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) |
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá disponibilizar 42 operadores de tráfego e 130 monitores para auxiliar na ciclofaixa. Para a sinalização foram implantadas 330 placas de advertência ao longo do trajeto e 3.800 metros quadrados de sinalização horizontal de solo.
Atualmente são 10,5 quilômetros de ciclovias, segundo a CET, frente a 16 mil quilômetros de vias públicas em toda cidade - confira o mapa cicloviário da cidade no infográfico abaixo.
Do total de ciclovias, um trecho de 1,3 quilômetros da Avenida Faria Lima está desativado provisoriamente por conta de outras obras e não há previsão oficial para reabertura, segundo informações da CET.
Planos
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a previsão é de que, nos próximos anos, as ciclofaixas se estendam do Parque do Povo até o Parque Alfredo Volpi e, de lá, até a Cidade Universitária e o Parque Villa Lobos.
A CET informou o horário das 7h às 12h é experimental e ficou definido porque, a partir das 12h, o volume de carros na região aumenta. A prefeitura não descarta que o horário seja ampliado posteriormente. "Qualquer ajuste no horário no decorrer do processo será feito", diz o diretor de Planejamento e Educação no Trânsito da companhia, Irineu Gnecco Filho.
Os dados da CET mostram que o espaço das bicicletas no trânsito está crescendo consideravelmente. Embora representem apenas 0,6% das viagens da capital paulista - os carros representam 28,4% - a bicicleta apresentou maior evolução entre todos os meios de transporte nos últimos dez anos.
FONTE;GLOBO.COM LINK,http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1285506-5605,00.html
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