quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prefeitura inaugura ciclofaixas exclusivas para bicicletas em SP

Com 5 km de extensão, ciclofaixas irão ligar parques na Zona Sul.
Faixas funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h.

Ciclofaixa abrirá neste domingo

Ciclistas paulistanos terão uma nova opção de passeio nos fins de semana: as ciclofaixas. Inauguradas na manhã deste domingo (30) pela Prefeitura de São Paulo, essas faixas de uso exclusivo a ciclistas funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h.

Com 5 km de extensão, as ciclofaixas ligarão os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, todos na Zona Sul de São Paulo. A “pedalada inaugural” acontece às 10h30, no Parque das Bicicletas.

O trajeto começa na Alameda Iraé, segue pelas avenidas Indianópolis, República do Líbano e chega ao Parque do Ibirapuera, no portão 8. De lá, segue pelas avenidas Hélio Pellegrino, Juscelino Kubitschek e chega ao Parque do Povo.

Diferenças entre ciclofaixas e ciclovias
Ciclovias
Espaços destinados ao trânsito de bicicletas. Há trechos exclusivos para bicicletas e outros compartilhados com pedestres.
Ciclofaixas
São faixas pintadas nas vias comuns com trânsito exclusivo para bicicletas, mas sem separação física.

Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá disponibilizar 42 operadores de tráfego e 130 monitores para auxiliar na ciclofaixa. Para a sinalização foram implantadas 330 placas de advertência ao longo do trajeto e 3.800 metros quadrados de sinalização horizontal de solo.

Atualmente são 10,5 quilômetros de ciclovias, segundo a CET, frente a 16 mil quilômetros de vias públicas em toda cidade - confira o mapa cicloviário da cidade no infográfico abaixo.

Do total de ciclovias, um trecho de 1,3 quilômetros da Avenida Faria Lima está desativado provisoriamente por conta de outras obras e não há previsão oficial para reabertura, segundo informações da CET.

Planos

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a previsão é de que, nos próximos anos, as ciclofaixas se estendam do Parque do Povo até o Parque Alfredo Volpi e, de lá, até a Cidade Universitária e o Parque Villa Lobos.

A CET informou o horário das 7h às 12h é experimental e ficou definido porque, a partir das 12h, o volume de carros na região aumenta. A prefeitura não descarta que o horário seja ampliado posteriormente. "Qualquer ajuste no horário no decorrer do processo será feito", diz o diretor de Planejamento e Educação no Trânsito da companhia, Irineu Gnecco Filho.

Os dados da CET mostram que o espaço das bicicletas no trânsito está crescendo consideravelmente. Embora representem apenas 0,6% das viagens da capital paulista - os carros representam 28,4% - a bicicleta apresentou maior evolução entre todos os meios de transporte nos últimos dez anos.

FONTE;GLOBO.COM LINK,http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1285506-5605,00.html


Nenhum comentário: