MENU LAPA BIKE

Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pagliarini Fecha Contrato Com A Memorial.




Luciano Pagliarini é o mais novo reforço da equipe de ciclismo da Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caia. Aos 31 anos e depois de uma década na Europa, o maior nome do ciclismo nacional dos últimos tempos volta a morar e a treinar no País. E para o seu retorno, o atleta, entre tantos convites, optou por defender a equipe Memorial, atual campeã nacional de pista e estrada masculino e que em 2009 lidera os rankings femininos de estrada por equipes e individual, com Aline Paroliz.

Pagliarini será apresentado como novo reforço da Memorial na quinta-feira (dia 20), em coquetel que será realizado a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Tremendão, na Rua Brás Cubas, 404, Vila Mathias (Santos). O ciclista passa a ser peça central do projeto olímpico brasileiro para as provas de pista, visando os Jogos de Londres, em 2012. A seleção brasileira é dirigida por Cláudio Diegues, também técnico da Memorial.
Início com três anos
Luciano Pagliarini

Luciano Pagliarini

O primeiro contato de Luciano Pagliarini com uma bicicleta aconteceu quando o ciclista tinha três anos. Desde então o paranaense não largou mais a magrela. Nem mesmo as mudanças constantes de cidade, em virtude do emprego do pai, fizeram com que ele abandonasse o sonho de ser um profissional do esporte.

E o profissionalismo chegou cedo. Com 17 anos, Pagliarini já era contratado da Caloi, uma das principais equipes brasileiras. Os bons resultados fizeram com que ele recebesse um convite para competir na Itália. Superado o impacto inicial, o brasileiro conseguiu destaque.

Em fevereiro de 2003 participou pela primeira vez da Volta da Malásia e venceu três etapas no sprint final. No mês seguinte, venceu a Clássica de Almeria, na Espanha, e tornou-se o atleta mais vitorioso do início da temporada.
Curiosidades

Aos 26 anos, chegou à Olimpíada de Atenas como o principal nome do ciclismo brasileiro. O status, no entanto, não foi o suficiente para evitar que Pagliarini deixasse a Grécia chateado. O brasileiro teve um pneu furado durante a prova e acabou abandonando depois de perder muito tempo para consertar a bicicleta. “Demoraram uns 40 segundos para trocar o pneu. No ciclismo isso é muito tempo”, recorda.

A falta de sorte não abandonou o paranaense quatro anos depois na China. Poucos dias antes da prova de estrada da Olimpíada de Pequim, Pagliarini sentiu dores e foi diagnosticada uma pedra no rim esquerdo. O jeito foi adaptar o selim arrancando um pedaço do assento para aliviar o contato com a região dolorida. Com a improvisação, o ciclista conseguiu terminar a prova. Apesar dos percalços enfrentados nas duas ocasiões, Pagliarini não desiste e promete muito trabalho para a realização de um novo grande ciclo olímpico.


Perfil

Nome: Luciano André Pagliarini

Data de nascimento: 18 de abril de 1978

Local: Arapongas (Paraná)

Principais resultados:

* 2003 – campeão de três etapas do Tour de Langkawi. Campeão da Clássica de Almería.
* 2004 – campeão de duas etapas do Tour de Langkawi. Campeão de uma etapa da Vuelta a Murcia
* 2006 – Desafio 24 horas de Fortaleza
* 2007 – Bronze no Pan do Rio de Janeiro. Campeão da 4ª etapa do Pro-Tour na Holanda. Campeão da 2ª etapa do Tour de Missouri.

Destaques: Soma 132 vitórias na carreira. Participou das Olimpíadas de 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim. Disputou a Volta da França de 2005 e sua melhor posição foi um quinto lugar no segundo dia da competição. Depois de correr vários anos na Europa, retorna ao Brasil para focar sua preparação para competições de pista, visando à próxima olimpíada, em Londres/2012.

Fonte : blog de bicicleta , http://blogdebicicleta.blogspot.com/
--------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário