MENU LAPA BIKE

Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Tour De France 2009:6ª Etapa e 7ª Etapa Resultados.

7ª Etapa Resultados

Brice Feillu (Agritubel) revelou-se o mais persistente na primeira etapa de alta montanha do Tour de France, por acréscimo a mais extensa da prova, com final na subida andorrana de Arcalis, onde o Tour regressou após a passagem pioneira em 1997. Feillu soube resistir aos ataques e recuperações dos seus companheiros de fuga para viver a maior honra da sua jovem carreira que, como se previa, alterou profundamente a tabela geral. No termino de Arcalis, no final da sétima etapa, o novo líder do Tour é o italiano Rinaldo Nocentini (AG2R) integrante da fuga que chegou a alcançar 14 minutos beneficiou da circunstância para alcançar uma liderança que se crê temporária. Entre os favoritos à vitória final, o ataque com significado veio, como se antevia, do espanhol Alberto Contador, à “solta” na última ascensão, quando restavam três quilómetros para o alto, situado num pico de 2240 metros.

A etapa foi marcada pela fuga prrmatura de nove corredores - Riblon, E. Martinez, Gutierrez, B. Feillu, Kern, Pineau, Fröhlinger, Nocentini e Kuschynski - que começaram a construir uma importante diferença desde a primeira hora de corrida. A distância dos escapados esticou-se até ao quilómetro 60, cifrando-se em 14 minutos, vantagem suficiente para a Astana tomar as rédeas do pelotão e assumir os seus objetivos perante a corrida. A fuga foi gradualmente perdendo o seu fulgor, entrando na ascensão final - Sérgio Paulinho (Astana) recuperou melhor do que o esperado na véspera e foi um dos serviçais mais dedicados na perseguição da equipe cazaque - com cerca de seis minutos, numa oportunidade que viria a ser aproveitada pelo irmão mais novo de Roman Feillu, profissional desde o ano passado e estreante, aos 23 anos, no Tour.
No alto, Feillu antecipou-se por escassos cinco segundos ao compatriota Christophe Kern (Cofidis), cabendo a Frölinger a terceira posição. Nocentini, o novo camisa amarela, foi apenas quarto, a 26 segundos do vencedor.

O ataque de Contador.

Alberto Contador não foi o primeiro dos candidatos a mexer com a corrida, mas foi quem entre os favoritos quem mais beneficou na geral, cumprindo com o que se esperava num eventual “bloqueio” da corrida, em prol do colega de equipe Lance Armstrong. “O nosso objectivo era seleccionar e esperar pelos ataques. Pensava que Sastre, Evans, Schleck atacariam mas o vento de face foi um fator importante e inibidor. Para a Astana foi a situação ideial”, conferiu Johan Bruyneel, o “manager” da Astana.
Contador arrancou após a ofensiva inicial de Cadel Evans, sem efeito após a resposta de Andreas Klöden, o primeiro dos “chefes” da Astana a sacrificar a sua posição. Com três quilómetros para o fim, Contador avançou com as suas opções para se adiantar, por escassos dois segundos, a Lance Armstrong na geral individual, numa “dobradinha” no pódio virtual da formação cazaque que, doravante, situou os seus melhores homens na segunda e terceira posição da geral, a seis e oito segundos da liderança, respectivamente. Contador foi nono na etapa, ganhando 21 segundos ao grupo dos restantes favoritos, entre os quais Levi Leipheimer - é quarto da geral e recuperou da queda à passagem por Andorra - e a sensação Bradley Wiggins (Garmin), quinto classificado.

CLASSIFICAÇÕES:7ª etapa: Barcelona - Arcalis (Andorra), 224 km
Média: 36.176 km/h4

1º Brice Feillu (Agritubel), 6h11m31s
2º Christophe Kern (Cofidis), a 5s
3º Johannes Fröhlinger (Milram), 25s
4º Rinaldo Nocentini (AG2R La Mondiale), a 26s
5º Egoi Martinez De Esteban (Euskaltel), a 45s
6º Christophe Riblon (AG2R La Mondiale), a 1m05s
7º Jérôme Pineau (Quick Step), a 32s
8º José Ivan Gutierrez (Caisse d’Epargne), a 3m14s
9º Alberto Contador (Astana), a 3m26s
10º Cadel Evans (Silence - Lotto), a 3m47s

Classificação Geral individual:

1º Rinaldo Nocentini (AG2R La Mondiale), 25h44m32s
2º Alberto Contador (Astana), a 6s
3º Lance Armstrong (Astana), a 8s
4º Levi Leipheimer (Astana), a 39s
5º Bradley Wiggins (Garmin - Slipstream), a 46s
6º Andreas Klöden (Astana), a 54s
7º Tony Martin (Columbia - HTC), a 1m00s
8º Christian Vande Velde (Garmin - Slipstream), a 1m24s
9º Andy Schleck (Saxo Bank), a 1m49s
10º Vincenzo Nibali (Liquigas), a 1m54s

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Tour De France 2009:6ª Etapa Resultados.


Thor Hushovd (Cervelo)Mostrou os seus dotes de velocista na sexta etapa do Tour de France, com termino em Barcelona, ao bater no sprint, sob o piso molhado e condições meteorólogicas adversas, o espanhol Oscar Freire (Rabobank) num final em ligeira subida, após percorridos 181.5 quilómetros.
A emoção da aproximação a Montjuïch, na memória da cidade olímpica de Barcelona 1992 foi acompanhada pelo grande público espanhol presente numa etapa de sustos - várias quedas se sucederam na parte final - mas na qual Fabian Cancellara (Saxo Bank) permaneceu ileso no comando da geral individual. O terceiro posto do sprint, foi preenchido por outro corredor da casa,Joaquim Rojas,Caisse d’Epargne.

A etapa acabou marcada pela falência da iniciativa do britânico David Millar (Garmin), principal aventureiro do dia, ao ser alcançado a 1500 metros da linha, após um ataque já sob a ameaça do pelotão que acelerou o seu ritmo na parte final. Millar lançou-se na frente da corrida no quilómetro 45, sendo acompanhado pouco depois pelos franceses Stephan Augé (Cofidis) - novo líder da montanha - e Sylvain Chavanel (Quick-Step) que, em conjunto, construíram uma vantagem máxima de quatro minutos. A alteração no trio veio de trás, com uma ofensiva do basco Amets Txurruka, a cerca de 70 quilómetros da linha que logrou colar-se aos homens da frente. Com o avanço conquistado a diminuir consideravelmente, tal como o peso da escapada a custar energias aos fugitivos, Millar optou por lançar nova cartada pessoal já no interior de Barcelona, na ligeira subida para o Estado Olímpico.



O pelotão, que perdeu algumas unidades importantes - Michael Rogers, Heinrich Haussler ou Tom Boonen ficaram em quedas - foi comandado pela Astana e pela Rabobank nos últimos quilómetros numa etapa na qual Mark Cavendish não se intrometeu entre os primeiros.

A vitória de etapa de Thor Huskovd - 31 anos - é a primeira no Tour de France com as cores da Cervélo, a formação para a qual se transferiu após o termo da Crédit Agrícole que acompanhou quase todo o seu percurso como profissional e com a qual conseguiu, entre várias vitórias no Tour, a conquista da camisa verde da edição 2005. No total, o norueguês soma sete vitórias na prova francesa.


CLASSIFICAÇÕES 6ª Etapa: Girona - Barcelona, 181,5 km

1º Thor Hushovd (Cervélo Test Team), 4h21m33s
2º Oscar Freire (Rabobank), mt
3º José Joaquín Rojas (Caisse D’Epargne), mt
4º Gerald Ciolek (Milram), mt
5º Franco Pellizotti (Liquigas), mt
6º Filippo Pozzato (Katusha), mt
7º Alessandro Ballan (Lampre-NGC), mt
8º Rinaldo Nocentini (Ag2R La Mondiale), mt
9º Cadel Evans (Silence-Lotto), mt
10º Fabian Cancellara (Saxo Bank), mt
127º Sérgio Paulinho (Astana), a 1m55s
140º Rui Costa (Caisse D’Epargne), a 5m17s

Classificação Geral Individual
1º Fabian Cancellara (Saxo Bank), 19h29m22s
2º Lance Armstrong (Astana), mt
3º Alberto Contador (Astana), a 19s
4º Andreas Klöden (Astana), a 23s
5º Levi Leipheimer (Astana), a 31s
6º Bradley Wiggins (Garmin-Slipstream), a 38s
7º Tony Martin (Team Columbia-HTC), a 52s
8º Christian Vande Velde (Garmin-Slipstream), mt
9º Gustav Larsson (Saxo Bank), a 1m22s
10º Maxime Monfort (Team Columbia-HTC), a 1m29s
11º Roman Kreuziger (Liquigas), a 1m31s
14º Andy Schleck (Saxo Bank), a 1m41s
18º Kim Kirchen (Team Columbia-HTC), a 2m16s
19º Frank Schleck (Saxo Bank), a 2m17s
23º Carlos Sastre (Cervélo Test Team), a 2m44s
26º Cadel Evans (Silence-Lotto), a 2m59s
29º Sérgio Paulinho (Astana), a 3m11s
64º Denis Menchov (Rabobank), a 4m54s
118º Rui Costa (Caisse D’Epargne), a 8m23s


FONTE : BLOGDEBICICLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário