sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tour de France 2009:19ª Etapa Bourgoin-Jallieu e Aubenas 178 km


Num dia de tréguas na luta pela camisa amarela, a 19ª etapa do Tour de France assistiu a mais um duelo de sprinters, com o desfecho do costume: o britânico Mark Cavendish (Team Columbia-HTC) foi o mais rápido, superando o norueguês Thor Hushovd (Cervélo Test Team) e ao alemão Gerald Ciolek (Team Milram), segundo e terceiro, respectivamente. O líder, Alberto Contador (Astana) teve um dia de descanso, tendo em conta a enorme velocidade média da etapa: 46,320 km/h.

Os 178 quilómetros, entre Bourgoin-Jallieu e Aubenas, prestavam-se ao sucesso de uma fuga, pois esta etapa era uma viagem de transição entre os dois pontos mais decisivos do tour de France: o mais longo contra-relógio da prova, disputado ontem, e a mais dura chegada em montanha, marcada para amanhã. Como acontece nas jornadas em que o sucesso de uma fuga é previsível, formou-se um numeroso número de escapados, que chegou a ter 20 ciclistas.

As equipes dos primeiros classificados não estavam interessadas em anular esta iniciativa, mas os blocos dos sprinters tinham outras ideias. O resultado foi uma etapa em alta velocidade, na qual os homens de ataque não tiveram hipóteses. Neste quadro, os sprinters foram de novo chamados para mostrar seus serviços. E foi como de costume embalado pela equipe até os últimos metros, Mark Cavendish foi o primeiro a sprintar e ninguém conseguiu batê-lo nem mesmo Thor Hushovd . Foi a quinta vitória do britânico nesta edição do Tour.

Na luta pela geral ficou tudo na mesma. As decisões estão guardadas para amanhã, na subida ao Mont Ventoux, no final dos 167 quilómetros, com partida de Montélimar. O espanhol Alberto Contador parte na frente e é o grande favorito. Andy Schleck (Saxo Bank) só tem de estar ao nível habitual para segurar a segunda posição. O terceiro lugar,já pertence a Lance Armstrong (Astana) é o principal posto em disputa aberta, pois o heptacampeão do Tour tem em sua cola três homens a menos de um minuto.


CLASSIFICAÇÕES 19ª Etapa: Bourgoin-Jallieu - Aubenas, 178 km
Média: 46,320 km/h

1º Mark Cavendish (Columbia-HTC), 3h50m35s
2º Thor Hushovd (Cervélo Test Team), mt
3º Gerald Ciolek (Team Milram), mt
4º Greg van Avermaet (Silence-Lotto), mt
5º Oscar Freire (Rabobank),mt
6º Jérôme Pineau (Quick Step), mt
7º Fumiyuki Beppu (Skil-Shimano), mt
8º Nicolas Roche (Ag2r La Mondiale), mt
9º Christophe Le Mevel (Française des Jeux), mt
10º Martijn Maaskant (Garmin-Slipstream), mt
11º Geoffroy Lequatre (Agritubel), mt
12º Lance Armstrong (Astana), mt
13º Serguei Ivanov (Katusha), a 4s
14º Bradley Wiggins (Garmin-Slipstram), mt
15º Andy Schleck (Saxo Bank), mt
16º Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi), mt
17º Tony Martin (Team Columbia-HTC), mt
18º Vladimir Karpets (Katusha), mt
19º Rinaldo Nocentini (Ag2r La Mondiale), mt
20º Andreas Klöden (Astana), mt

Classificação Geral individual

1º Alberto Contador (Astana), 77h06m18s
2º Andy Schleck (Saxo Bank), a 4m11s
3º Lance Armstrong (Astana), a 5m21s
4º Bradley Wiggins (Garmin), a 5m36s
5º Andreas Klöden (Astana), a 5m38s
6º Frank Schleck (Saxo Bank), a 5m59s
7º Vicenzo Nibali (Liquigas), a 7m15s
8º Christian Vande Velde (Garmin), a 10m08s
9º Christophe Le Mevel (Française des Jeux), a 12m37s
10º Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi), a 12m38s
11º Vladimir Karpets (Katusha), a 13m36s
12º Roman Kreuziger (Liquigas), a 14m08s
13º Sandy Casar (Française des Jeux), a 14m37s
14º Rinaldo Nocentini (Ag2R La Mondiale), a 15m27s
15º Carlos Sastre (Cervélo Test Team), a 17m23s
16º Stephane Goubert (Ag2r La Mondiale), a 19m47s
17º Jurgen Van den Broeck (Silence-Lotto), a 19m49s
18º Alexandre Botcharov (Katusha), a 24m26s
19º Christian Knees (Team Milram), a 27m51s
20º George Hincapie (Team Columbia-HTC), a 28m20s



Equipe De Ribeirão Preto É Tetra Campeã Dos Jogos Regionais Da 5ª Região.



A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (SME/São Francisco Clínicas/Nossa Caixa/ATC) brilhou novamente e manteve a hegemonia nos Jogos Regionais. Nesta quarta-feira, as equipes masculina e feminina conquistaram o título da 53ª edição da competição, que está sendo realizada na cidade de Franca.

A equipe masculina sagrou-se tetracampeã consecutiva após somar 64 pontos, contra 50 de Araraquara, que ficou com o vice-campeonato. No último dia de provas, a equipe ribeirão-pretana conquistou duas medalhas na prova de resistência. Fabiano Motta ficou com o ouro, enquanto Jeovane de Oliveira faturou a prata.

“Hoje, fizemos uma excelente prova. A equipe impôs o seu ritmo desde o começo e conquistou essa dobradinha, que garantiu o tetracampeonato”, afirmou o treinador Danilo Terra. “Fizemos muito bem o nosso papel e conquistamos mais um título para Ribeirão Preto. O nosso objetivo foi alcançado”, acrescentou o técnico.

Depois de quatro provas disputadas em três dias, os ciclistas faturaram sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze. As medalhas douradas foram conquistadas por Rodrigo Pereira, que venceu a velocidade individual, pela equipe de velocidade olímpica, formada por Lucas Cardoso, Jeovane de Oliveira e o próprio Rodrigo Pereira, além de Fabiano Motta na resistência. Já as duas de prata foram obtidas por Alexandre Mantovani na prova por pontos e Jeovane de Oliveira na resistência. Jeovane também ganhou o bronze na velocidade individual.

Feminino

No feminino, a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto conquistou o seu primeiro título dos Jogos Regionais. As meninas totalizaram 58 pontos, contra 38 de Franca, que foi a vice-campeã da categoria.

A exemplo da prova por pontos, realizada na terça-feira, a equipe ribeirão-pretana também dominou o pódio da resistência, que aconteceu hoje. Desta vez, quem subiu ao topo do pódio foi Érika Gramiscelli, seguida de Juliana Bartijoto e, a jovem Ana Paula, que ficou com o bronze.

“A equipe feminina foi muito bem. Dominamos a prova por pontos e a resistência, conquistando pela primeira vez o título da categoria”, analisou Terra.

Além das três medalhas conquistadas nesta quarta-feira, a equipe já tinha colecionado outras quatro. Érika Gramiscelli ganhou uma de prata na velocidade individual e um bronze na prova por pontos, enquanto Ana Paula foi ouro na prova por pontos. Na mesma prova, Juliana Bartijoto ficou com a prata.

Nenhum comentário: