quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tour De France 2009:12ª Etapa : Tomnerre - Vittel, 211.5 km


O dinamarquês Nicki Sörensen (Saxo Bank) foi protagonista de um duplo ataque para conquistar, escapado, a 12ª etapa do Tour de France, em Vittel. Numa etapa marcada por, sete ciclistas que dominaram os 221 quilómetros da etapa que não importunou a liderança, pelo sexto dia consecutivo, do italiano Rinaldo Nocentini.

A planície francesa foi o palco de protagonismo de sete ciclistas escapados desde a terceira contagem de montanha - 4ª categoria - da 12ª etapa, com termino na região termal de Vittel. A fuga iniciada no km 65, sucedeu após uma primeira hora de corrida a alta velocidade 48 km/h e rapidamente ganhou margem ao pelotão impulsionada pelas pernas Laurent Lefèvre (BBox Bouygues Telecom), Nicki Sörensen (Saxo Bank), Sylvain Calzati (Agritubel), Egoi Martinez (Euskaltel) - líder da classificação da montanha - Franco Pelizzotti (Liquigas), Remi Pauriol (Cofidis) e Markus Fothen (Milram).


Com a vitória a ser disputada entre os sete ciclistas em fuga, o mais experiente, o dinamarquês Nicki Sörensen (Saxo Bank) antecipou-se nos últimos quilómetros ao cabo de uma primeira ofensiva que só Slyvain Calzati (Agritubel) conseguiu acompanhar. O esforço do duo esbarrou, porém, na resposta organizada dos seus antigos colegas de fuga que lançaram a caça, mantendo a “presa” a pouco mais de quinze segundos. Quando a fuga parecia condenada ao insucesso - Calzati abdicou - Sorensen saíu de surpresa da roda do francês, lançando-se em fúria para a vitória de etapa, a cinco quilómetros do final. A renúncia do francês, além de animar a ofensiva solitária de Sorensen contribuiu ainda para o destabilizar da perseguição que cortou a linha de chegada com maior margem de atraso - 48 segundos - liderada pelo francês Laurent Lefèvre. O pelotão chegou com quase seis minutos de atraso não contando com Cadel Evans e Levi Leipheimer: ambos foram vítimas de queda nos últimos três quilómetros pelo que lhes será creditado o tempo atribuído ao pelotão.

CLASSIFICAÇÕES 12ª etapa: Tomnerre - Vittel, 211.5 km
Média de 43,399 km/h

1º Nicki Sorensen (Saxo Bank), 4h52m24s
2º Laurent Lefevre (BBox Bouygues Telecom), a 48s
3º Franco Pellizotti (Liquigas), mt
4º Markus Fothen (Team Milram),mt
5º Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi),mt
6º Sylvain Calzati (Agritubel), mt
7º Rémi Pauriol (Cofidis),mt
8º Mark Cavendish (Columbia-HTC), a 5m58s
9º Thor Hushovd (Cérvelo Test Team), mt
10º Marco Bandiera (Lampre),mt

Classificação Geral individual.

1º Rinaldo Nocentini (AG2R La Mondiale), 48h27m21s
2º Alberto Contador (Astana), a 6s
3º Lance Armstrong (Astana), a 8s
4º Levi Leipheimer (Astana), a 39s
5º Bradley Wiggins (Garmin - Slipstream), a 46s
6º Andreas Klöden (Astana), a 54s
7º Tony Martin (Columbia - HTC), a 1m00s
8º Christian Vande Velde (Garmin - Slipstream), a 1m24s
9º Andy Schleck (Saxo Bank), a 1m49s
10º Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas a 1m54s

Vídeo Ultimo KM

Nenhum comentário: