150 ciclistas de 26 cidades de São Paulo e 01 de Minas (Uberaba), distribuídos nas 08 categorias da Copa São Paulo de Ciclismo estiveram presentes na simpática cidade de Itirapina-SP, localizada entre as cidades de Rio Claro e São Carlos, no interior de São Paulo, para a disputa de uma sensacional prova de estrada, a segunda desse ano na competição. Em uma manhã gelada, onde a chuva do dia anterior deu uma trégua, os ciclistas não mediram esforços, para pedalarem 96 km de prova numa disputa acirrada, que serviu para muitas equipes como preparação fundamental para a disputa da 2ª Fase dos Jogos Regionais. A prova teve a sua concentração, para largada e chegada, na Avenida Cianelli, também conhecida como "avenida das torres", onde a competição seguiu para a estrada municipal que liga à represa do Brôa, importante ponto turístico da cidade.
Em um trecho de 19 Km por volta predominantemente plano, praticamente em todas as categorias, as fugas durante a prova não se consolidaram. Foi a primeira vez que a cidade recebeu uma competição oficial de ciclismo, que foi muito elogiada por todos os presentes, e que teve a excelente realização da Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Itirapina; com a organização da Associação GT Eventos Esportivos, supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e apoio da VZan rodas e aros para bicicletas de competição.
Na categoria Elite A, 96 Km de prova percorridos em 2h42min, os ciclistas da equipe Bicisport/Fundesport, de Araraquara-SP, mais uma vez realizaram um excelente trabalho, colocando dois de seus atletas no pódio, com a vitória novamente para Lauro César de Moura Chaman (ele já havia vencido a etapa anterior em Ibitinga) e a terceira colocação para Elivelton Pedro, posição que também se repetiu em Ibitinga. Na segunda colocação chegou o líder dessa categoria, José Reginaldo Cardoso, da Associação Riopretense de Ciclismo/ Nossa Caixa.
Na categoria Elite B, também 96 km de percurso, a competição foi vencida por Erik Rogério de Oliveira, ciclista da equipe RL Lubrificantes/Team America's, da cidade de Salto-SP, seguido de Fábio Henrique Prado, da ASC/Rios Bike/Prefeitura Municipal de São Carlos-SP. Davi Generoso, da equipe Pega/Ypê Flora/Gráfica Bolsoni/ World Game, da cidade de Araraquara ficou na 3ª colocação, e o líder da categoria, Marcelo Magri Biazetti, da equipe ASC/Rios Bike/Prefeitura Municipal, da cidade de São Carlos-SP, foi o 5º colocado da etapa, garantindo mais uma pontuação para a sua liderança isolada nesta categoria.
Na Categoria Sênior A, a mesma distância de 96 Km obteve a vitória do atleta Carlos Henrique Takimoto, o "japonês", da equipe SME/ Academia Estação Boa Forma de Serrana-SP, seguido de Marcelo Casare, da Bicisport/Fundesport de Araraquara, que, com um espaço de 15 cm de roda, deixou o atleta Elton Silva, da SEME/Têxtil Canatiba de Sta. Bárbara D'oeste-SP com a 3ª colocação. O líder da categoria, Dênis Abraão Garcês, da equipe Lelin Bikes/Giant/Viver Bem/Estrelinha Informática, de Uberaba-MG, obteve a 4ª colocação nessa etapa.
Na Categoria Infanto-Juvenil, os 38Km de prova foi vencido pelo ciclista Mateus Semeiler, da equipe Dataro/SEL da cidade de Cordeirópolis-SP, seguido do mais novo líder dessa categoria, Ivan Roberto de Oliveira Jr, da equipe Bicisport/ Fundesport de Araraquara e de Maurício Guilherme Prates, da equipe Pega/ Ypê Flora/ Gráfica Bolsoni/ World Game, também da cidade de Araraquara. O ex-líder isolado dessa categoria, Thomaz Antelmo de Souza também da equipe Bicisport/ Fundesport, abriu mão de sua liderança e seus pontos conquistados para se transferir para a categoria Elite B, pois já atingiu a idade dos 18 anos para disputar naquela categoria.
Uma das categorias mais disputadas da Copa São Paulo de Ciclismo, a categoria Sênior B, que conta com ciclistas de 40 a 50 anos de idade, tem proporcionado disputas emocionantes e chegadas disputadíssimas, e nessa etapa não foi diferente. Douglas Garcez Nunes, da equipe London Acquaroni Sports/Chopp Germânia/Festalegria, de São José do Rio Preto, voltou a vencer no campeonato e diminuiu, para 10 pontos, sua diferença para o líder, Antônio Francisco Papa, da cidade de São Carlos. Douglas foi o líder dessa categoria por seis etapas e novamente vem se aproximando para vestir novamente a camisa "quadriculada" de líder. Na segunda colocação chegou o ciclista Gílson Ismael Luz, da cidade de Casa Branca, e em terceiro lugar, Marcos Antônio Michellini, da equipe RL Lubrificantes/ Team America's, da cidade de Salto.
Como em todas as etapas da Copa São Paulo de Ciclismo, em Itirapina não foi diferente quanto a realização de uma prova para os ciclistas iniciantes, que sempre são abertas apenas aos ciclistas estreantes da cidade, com livre idade e bicicleta. Os iniciantes de Itirapina disputaram a competição com duas voltas no circuito da Av. Cianelli, e na categoria, a disputa foi vencida por Valdecir Donizete Teixeira.
Os Diretores da Copa São Paulo de Ciclismo, Alessandro Giannini e Wéder Teixeira, afirmam estarem em negociações para realizarem uma terceira prova de estrada no campeonato e salientam a importância desse tipo de disputa: "O ciclismo se faz na estrada e os ciclistas adoram competir nela. O grande problema é que uma prova dessas envolve muitos detalhes, riscos e problemas principalmente com relação a segurança, e não é em todo lugar que dá certo de fazer, mas estamos procurando nos esforçar para oferecer etapas desse tipo e talvez para o mês de outubro saia outra, estamos averiguando essa possibilidade" comentam os diretores.
Na Classificação geral por equipes, a equipe de Serrana-SP (SME/Academia Estação Boa Forma) segue líder isolada somando agora 526 pontos conquistados até a 11ª Etapa, seguida da equipe Bicisport/ Fundesport, de Araraquara com 270 pontos. A terceira colocada, a equipe Pega/Ypê Flora/Gráfica Bolsoni/World Game, também da cidade de Araraquara, soma agora 230 pontos na competição e desbanca, com este resultado, a posição da equipe Associação Francana de Ciclismo, que estacionou com 227 pontos conquistados, caindo para a 4ª colocação.
Confira os demais campeões da 11ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo em itirapina-SP:
- Categoria Feminino: Giovana Cruz Corsi / SELAM - Piracicaba-SP
*Líder: Andréia de Lourdes Aleixo-SME/Academia Estação Boa Forma - Serrana-SP
- Categoria Master: Neider Caram - Faculdades Einstein/ Limeira-SP
*Líder: Marco Antonio Poggi - SME/Academia Estação Boa Forma - Serrana-SP
- Categoria Mountain Bike: André Leoncini - SME/Academia Estação Boa Forma - Serrana-SP (*Líder)
A equipe campeã da 11ª Etapa da CSPC 09 em Itirapina foi novamente a Bicisport/Fundesport, de Araraquara, com 49 pontos, seguida da equipe Pega/ Ypê Flora/ Gráfica Bolsoni/ World Game, também da cidade de Araraquara com 34 pontos. A equipe ASC/ Rios Bike/ Prefeitura Municipal de São Carlos, fechou a competição com 32 pontos conquistados.
A 12ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo será realizada no dia 09 de Agosto nas cidades de São José da Bela Vista ou Pedregulho, a confirmar.
FONTE : POR EMAIL Weder Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário