MENU LAPA BIKE

Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Astana quase dá a camisa amarela a Armstrong













Apresentando um bom trabalho coletivo e sempre pedalando com velocidade e coesão, a Astana foi a vencedora do contrarrelógio por equipes (CRE) realizado hoje, dia 7, na quarta etapa do Tour de France 2009. Marcando o tempo de 46min29s, o time cazaque conseguiu ficar 18s à frente da Garmin-Slipstream, segunda colocada, e 40s à frente da terceira classificada, a Saxo Bank, equipe do camisa amarela Fabian Cancellara, que manteve a liderança por 22 centésimos.

O percurso de 38 km que os competidores enfrentaram hoje era, em sua maior parte, formado por passagens e curvas estreitas, o que dificultava o trabalho e o posicionamento de 9 ciclistas correndo juntos. Por causa das exigências técnicas da etapa, muitos ciclistas acabaram caindo ou ficando para trás da fila de suas esquadras.

Denis Menchov foi um dos que acabaram prejudicados. Vencedor do Giro d’Italia deste ano, o russo foi ao chão e perdeu minutos vitais para sua colocação geral. Sua equipe, a Rabobank, terminou na 11ª posição, a 2min21s da Astana. Outras equipes que tiveram quedas durante suas performances foram a Bbox Bouygues, Cofidis, Euskaltel-Euskadi, Silence-Lotto e Lampre.

O grande derrotado do dia foi Cadel Evans (Silence-Lotto). Um dos favoritos para a vitória do Tour deste ano, Evans sofreu com a queda de um de seus companheiros de equipe e com o pneu furado de outro, acabando em 13º lugar, a 2min36s. Agora, para ele voltar ao páreo, precisará pedalar com força nas próximas etapas, correndo o risco de ser marcado, principalmente pela Astana, arrisque algum ataque.

Porém, o destaque de hoje foi a Garmin-Slipstream. Largando como uma das favoritas para a vitória, a equipe norte-americana acabou ficando com apenas 5 ciclistas em sua fila, aparentando passar por grandes dificuldades. No entanto, o número reduzido de competidores no pelotão da esquadra, que conta com grandes especialistas em contrarrelógio como Bradley Wiggins, David Millar e David Zabriskie, se revelou uma decisão tática, já que o número reduzido de ciclistas na formação tornava mais fácil o posicionamento da estrada e facilitava a manutenção de um ritmo mais acelerado de pedal.

E um dos competidores deve ter ficado particularmente frustrado com o resultado do CRE de hoje: Lance Armstrong. Com o ataque realizado nos últimos dois quilômetros da terceira etapa, disputada ontem, dia 6, ficou claro que o heptacampeão queria melhorar seu tempo para vestir a camisa amarela hoje. No entanto, os centésimos conquistados por Cancellara no contrarrelógio individual da primeira etapa do Tour, realizada no dia 4, fizeram com que o suíço mantivesse a liderança da classificação geral.

Amanhã será realizada a quinta etapa do Tour de France 2009, entre Le Cap d’Agde e Perpignan, com 197 km. Mais uma etapa para os velocistas e os sprinters.

Ainda faltam 17 etapas até pódio de paris mas já tivemos quatro grandes disputas, todas com emocionantes surpresas. Contador parece ter sua liderança questionada, mas, sem dúvida, é o favorito para a vitória neste ano; Cadel-Evans, outro favorito, mas que nunca venceu por não ter uma equipe versátil e boa o bastante, perdeu minutos importantes com o CRE de hoje; Denis Menchov vem apresentando um desempenho fraco; e Lance Armstrong continua um mistério para o coração de seus fãs.

Acompanhe amanhã, aqui no Prólogo, mais uma cobertura ao vivo e minuto a minuto do Tour de France 2009 a partir das 10h30!

FONTE : http://prologo.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário