MENU LAPA BIKE

Páginas

sábado, 14 de março de 2009

Ciclistas prometem pedalar nus na Paulista

Tinho: "Vamos tirar tudo para ver se dessa vez alguém enxerga" FOTO .
PM diz que vai deter quem tirar a roupa neste sábado (14).Ciclista detido ano passado irá usar pintura em evento deste ano.
Do G1, em São Paulo
A 2ª Edição do World Naked Bike Ride SP está marcada para este sábado (14), na capital paulista. Apelidado por aqui de “pedalada pelada”, o evento acontece também em outras cidades do mundo. Os ciclistas se reúnem para protestar e chamar atenção para o pouco espaço reservado às bicicletas no trânsito. Os participantes dizem que nus é “como se sentem” pedalando em São Paulo. A PM afirma que vai prender quem ficar sem roupa na Paulista.“Nós nos sentimos desprotegidos, como se ninguém nos visse. Então, vamos tirar tudo para ver se dessa vez alguém enxerga”, afirma o auxiliar de escritório Tinho Costa, de 24 anos, que irá participar da pedalada pela primeira vez. “Vi no ano passado e achei legal.” O analista de sistemas André Pasqualini, de 34 anos, esteve no evento em junho do ano passado. Ele ficou nu e acabou detido pela polícia. “Fui levado para a delegacia, assinei um termo circunstanciado por ato obsceno que me obrigou a passar por um juiz. Acabei aceitando um acordo de 28 horas de prestação de serviços à comunidade”, conta. Apesar dos problemas no ano passado, ele garante que estará no sábado (14) na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, onde ocorre às 12h a concentração dos ciclistas para a pedalada. “Eu quero protestar contra a política de mobilidade urbana na cidade, que privilegia os carros”, justifica. Ele disse que este ano, no entanto, fará uma pintura no corpo inteiro. Pasqualini não adianta qual será o desenho. “Ainda não decidi, tenho várias ideias.” Um editor de imagens de 28 anos, que também tirou a roupa no ano passado, diz estar em dúvida se irá repetir este ano. “O importante é a visibilidade, mostrar que tem muitas pessoas na cidade que já usam bicicleta”, diz. Para ele, não foi incômodo estar nu em uma grande via de São Paulo. “Como eu ia contar para os meus filhos e netos que eu estive no primeiro evento desse de São Paulo e não fiquei pelado?”, brincou.

Participante pintou o corpo em evento do ano passado
Segundo Pasqualini, os ciclistas decidem por quais vias irão seguir durante a concentração. A saída está marcada para as 14h. “Vai todo mundo para a praça, vamos ajudar as pessoas que querem se pintar e o trajeto vai ser decidido na hora”, diz.
PM diz que vai deter
O coronel Paulo Adriano Telhada, comandante interino da área Centro, disse que o policiamento será reforçado no sábado (14) para o evento. “Já estamos planejando o policiamento no local para garantir segurança de quem quer participar e evitar tumultos no trânsito”, afirma. Segundo ele, não será permitido que ninguém fique sem roupa. “O pessoal pode participar, mas vai ser impedido de ficar nu. De short não é problema algum, mas a partir do momento que ficar nu comete um crime, que é atentado violento ao pudor. Acho que o pessoal tem direito de protestar, mas existe lei e limite.” FONTE; GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário