MENU LAPA BIKE
▼
Páginas
▼
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Pelo sexto ano consecutivo, Araxá recebe abertura da Copa Internacional Sundown de MTB
A cidade de Araxá irá sediar uma etapa da Copa Internacional Sundown e Copa Centauro de Amadores de MTB, pelo sexto ano consecutivo. A prova, que acontece no Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá, é apontada pela grande maioria dos competidores como o paraíso dos bikers.
A hospitalidade, estrutura e facilidades oferecidas não só pela cidade mas como também pelo hotel fazem com que a etapa de Araxá venha sendo eleita constantemente como a melhor prova do calendário nacional. Ano passado, foram recordes de inscritos em uma prova de cross-country com mais de 860 e a expectativa é que este número seja batido em 2009. “Nosso objetivo não é bater recordes em inscritos e sim trabalhar com qualidade em todos os detalhes para que todos saiam satisfeitos. Queremos que a prova seja inesquecível para os competidores e para a comunidade de Araxá”, afirma Rogério Bernardes Ferreira, coordenador do evento.
Mais uma vez, a prova será válida como Classe 1, pontuação máxima, para o ranking mundial da União Ciclística Internacional. Em 2008, a prova foi uma das seletivas olímpicas e foi vencida por Rubens Donizete no masculino e por Jaqueline Mourão no feminino.
Se, por um lado, a prova é super aguardada pelos bikers, por outro lado a cidade também não fica atrás. A Copa Internacional Sundown de MTB é um dos eventos mais aguardados pela cidade, que se movimenta toda para receber os maiores nomes do Brasil.
Em Araxá, toda a rede hoteleira, restaurantes, postos de gasolina e o comercio de maneira geral se mobilizam e lançam promoções para receber os competidores. “Este lugar é impressionante. A única vez que vi alguma coisa parecida foi no Seattle Otter Classic, mais lá o evento era para 7000 atletas. A estrutura, a localização e o percurso fazem daqui um lugar inigualável”, comentou Fred Seamann, comissário canadense em 2007. Quem ficou ainda mais impressionado foi Jim Bratrud, em 2006. “Araxá é o segredo mais bem guardado dentro do calendário UCI. Todos deviam conhecer essa prova, pois ela é inacreditável”, comentou.
Localizada no Circuito Turístico da Canastra, Araxá disponibiliza muitas atrações aos turistas. Montanhas, santuários ecológicos, serras e nascentes que se transformam em cachoeiras e atravessam parques e reservas naturais são algumas das opções. Isso sem contar as cavernas e as variadas espécies de animais silvestres que estão presentes.
Quem preferir o turismo histórico, ou cultural, também tem muitas opções. O Museu Histórico Dona Beja é uma das principais atrações. Transformado em museu por Assis Chateaubrind em 1965, tem em seu acervo utensílios indígenas, peças de mobiliário do tempo do império, oratórios e imagens sacras, locas e obras contemporâneas. O Museu Calmon Barreto é outra opção. Único no país a retratar a obra de um único artista, o local tem uma exposição permanente do mais famoso artista araxaense, que conquistou fama como gravador de moedas, pintor, escultor e contista. A Igreja Matriz de São Domingos, considerada uma das mais belas do interior do país, também não deve ser esquecida assim como as ótimas opções do turismo rural.
Quem quiser fazer uma opção mais tranqüila e relaxante também está garantido. Araxá é um dos principais pontos de águas sobre terras vulcânicas do Brasil. Com água entre 34 e 37º, a cidade possui uma série de locais indicados para relaxamento ou tratamento de saúde.
“Não temos mais nenhuma dúvida que, depois de tantos anos de parceria, Araxá se tornou um verdadeiro pólo do MTB nacional. É a etapa mais aguardada por todos os bikers e ficamos muito felizes de saber que fazemos parte de todo esse processo”, comenta Rogério Bernardes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário